Arginina e Ornitina: efeitos comprovados pela ciência.

c
abril 19th, 2013

postO hormônio do crescimento (GH) é conhecido por desempenhar diversas funções anabólicas que levam ao crescimento e hipertrofia muscular. Sabe-se que, com o exercício, a liberação de GH é estimulada, além de que a quantidade desse hormônio é liberada em maior intensidade quanto mais intenso for o exercício.

Com relação ao fator nutricional, um aminoácido que tem sido relacionado ao aumento nos níveis de GH no plasma é a L-arginina. Ela promove uma diminuição da secreção do hormônio somatostatina, responsável por inibir a secreção do GH, assim, ocorre um maior estímulo para a secreção do GH, com elevação dos seus níveis plasmáticos.

Na prática esportiva, a aplicação da arginina se justifica também pela sua participação na síntese de proteínas. É utilizada como substrato por diversas vias metabólicas, produzindo uma variedade de compostos biologicamente ativos, como óxido nítrico, creatina, ornitina, citrulina e o hormônio do crescimento.

A presença da arginina está sempre relacionada à presença de ornitina, e ambas possuem papéis importantes no exercício. Um estudo sobre a suplementação de ornitina constatou que a mesma foi capaz de aumentar a eficiência do consumo energético e da excreção de amônia, exercendo desta forma um importante efeito antifadiga.

Em outro estudo, foi observado que a suplementação de arginina e ornitina, em atletas de força treinados, por três semanas, aumentou significantemente a produção de GH (hormônio do crescimento) e IGF-1 (fator de crescimento semelhante à insulina 1).

Mais autores também encontraram um aumento significativo na liberação do GH, com a administração oral de 5 e 9 g de L-arginina. Outro estudo também foi realizado para avaliar os efeitos da suplementação oral de L-arginina associada ao treinamento hipertrófico. Como resultado, os indivíduos ativos fisicamente que utilizaram L-arginina, tiveram maiores níveis de GH, constatando que a suplementação de arginina potencializou a produção de GH.

Como se pode observar, foram diversos os estudos realizados sobre os efeitos da suplementação de arginina e ornitina na melhora da performance que constataram resultados positivos, seja em ganho de massa muscular via perfil hormonal, seja no retardo da fadiga. Por isso, a suplementação destas duas substâncias está amplamente difundida ao redor do mundo, com o objetivo de auxiliar na obtenção dos resultados descritos acima.

6 Comments

Post Comment
  • Esta é uma ótima noticia, é uma pesquisa muito bem elaborada contendo todas as informações necessárias ali presentes.
    Eu só tenho uma duvida:
    Devido o aumento da produção de GH juntamente ao aumento da produção de insulina, teria alguma possibilidade da pessoa ter hipoglicemia?
    Ou esse é justamente o objetivo deste suplemento pelo fato de ter uma maior absorção de glicose, assim levando o atleta a fazer uma dieta rica em carboidrato e até suplementos repositores de energia?

    Obrigado e parabéns pelas conquistas.

    • Os estudos mencionados no texto não tiveram como objetivo controlar a produção de insulina pelos sujeitos analisados, mas sim a produção de GH, hormônio anabólico que sabidamente favorece o ganho de massa muscular. Caso ocorra o aumento da insulina com o consumo de arginina e ornitina, o mesmo não seria proposital pelos estudos e seus possíveis efeitos no organismo não foram analisados nas condições das pesquisas citadas.

  • lanay tavares moceli disse:

    Bom eu so tenho medo de engordar, ficar forte como homem, o cabelo ficar grosso…
    So gostaria de saber se ele é bom tbm pra mulher e se ajuda no crescimento como altura?

    • Por se tratar de um suplemento alimentar, ele vai auxiliar na produção natural de GH (Hormônio do Crescimento), a níveis normais, não ocasionando o aparecimento de efeitos colaterais indesejados. Este suplemento pode auxiliar no aumento de estatura, desde que o indivíduo ainda esteja em fase de crescimento.

      Atenciosamente,
      Departamento Técnico
      NeoNutri Suplemento Alimentar

  • Aécio Gomes. disse:

    Ele ajuda no ganho de altura ou não faz efeito se tratando de altura?

    • Este suplemento pode auxiliar no aumento de estatura, desde que o indivíduo ainda esteja em fase de crescimento.

      Atenciosamente,
      Departamento Técnico
      NeoNutri Suplemento Alimentar